
As férias são tempo de sol, praia e lazer, mas para muitas pessoas, significam também o período em que se ganham alguns quilos a mais.
Para combater este problema basta não fazermos excessos alimentares e mexer o corpinho.
Não queremos, nem devemos perder as jantaradas com amigos e família, mas se puder-mos ingerir alimentos saudáveis tanto melhor e se, em vez de passar-mos uma tarde na esplanada ou deitadas na toalha, se praticarmos exercício físico, tipo correr na areia, atirar umas bolas para cima dos outros, melhor ainda. Devemos dar primazia a alimentos saudáveis, ricos em fibras, pobres em gordura e açúcar e beber muita água água, em vez dos refrigerantes e cervejas.
Não vale saltar refeições, é melhor comer qualquer coisa do que não comer nada. É bom trazer-mos sempre no saco umas maçãs, umas fatias de pão do dia anterior para quando a fome apertar.
1 - Nas férias, há a tendência para não ter-mos horários, no entanto, as refeições não devem ser esquecidas. Devemos começar a manhã com um bom pequeno-almoço. Este é o melhor truque para acelerar o nosso metabolismo e ingerir menos calorias durante o dia.
2 - Devemos comer de três em três horas para evitar que os mecanismos de saciedade disparem. A fruta, fácil de transportar, é um excelente snack para o meio da manhã e da tarde quando se está na praia ou se anda a passear.
3 - Os alimentos ricos em fibra, são mais saciantes por serem de digestão lenta e por isso logo, ajudam a reduzir o número de calorias ingeridas ao longo do dia.
4 - O calor faz com que procuremos pratos mais ligeiros, como é o caso das saladas, que são frescas e muito nutritivas se juntar-mos os ingredientes certos. Mas, os molhos podem matar uma refeição saudável, devido à quantidade excessiva de gorduras que possuem. Para temperar, devemos usar azeite, vinagre e limão e polvilhar com ervas aromáticas. Este último gesto ajuda a reduzir também a quantidade de sal usada.
5 - Se nas suas férias vai comer sempre em restaurantes, - não é o meu caso - não abuse dos pratos com muita gordura, dos fritos, prefira vegetais a outro tipos de acompanhamento. Evite as entradas e coma sempre sopa para evitar exageros no segundo prato. Em muitos hotéis, os buffets e os menus têm já opções mais light e até vegetarianas.
6 - Se gosta de cozinhar aproveite o tempo livre para experimentar receitas - é o meu caso - com produtos novos e saudáveis, que se podem comprar nos mercados locais onde se está a passar férias. Em casa reunimos a família na cozinha e confeccionamos as refeição em conjunto, sim porque as férias são para todos.
7 - É importante evitar os fritos e os gratinados, optando pelos cozidos, assados e grelhados, pratos que não necessitam de muita gordura na sua confecção. Quando esta for indispensável, é preferível o azeite a qualquer outra.
9 - Saborear as refeições calmamente é a melhor maneira de nos sentirmos saciadas com menos comida e ainda aproveitarmos o sabor, o aroma e as texturas de cada alimento, para além de se digerir melhor.
9 - Se optar-mos por comer sandes, a melhor escolha é o pão escuro e vegetais. Alface, tomate, rodelas de pepino, espinafres e agriões são o acompanhamento ideal para queijo magro, fiambre de peru ou até atum, alimentos que não põem em risco a linha.
10 - Os gelados de fruta e água, bem como a gelatina, são uma óptima opção para sobremesa. Têm menos quantidade de açúcar e gordura do que os outros doces.
11 - No Verão, é normal sentir-mos mais sede. Podemos beber muita água e se quiser -mos variar podemos beber chá sem açúcar e sumos de fruta, sem açúcar também.
12 - Não nos podemos esquecer que as bebidas alcoólicas têm sete calorias por grama, por isso, deixemos o álcool para ocasiões muito especiais. Idealmente as mulheres não devem beber mais de 125 ml de álcool por dia e os homens 250 ml.
13 - Férias até podem ser sinónimo de dolce fare niente. Todavia, isso não pressupõe ser-mos totalmente sedentários. Não é necessário ir-mos para o ginásio. Basta seguir-mos a recomendação da Organização Mundial da Saúde e praticar diariamente 30 minutos de actividade física.
14 - Se as férias são passadas numa cidade podemos aproveite para andar a pé em vez de carro ou transportes públicos. A bicicleta também pode ser uma boa opção, para quem sabe andar no meio da confusão.
15 - Na praia vamos aproveitar para caminhar ao longo do areal e lançar o olho a corpos bem torneados (de machos é claro), correr, jogar voleibol, raquetes, brincar com os nossos filhos, ou netos e nadar. Ficar o dia inteiro espalmada na toalha é que é completamente proibido.