
Não deixes o teu amigo só, serás sempre para ele um dom.
Se um dia tiveres um amigo, não procures evidenciar-te perante ele, nem tentes que ele perceba que és especial. Agem assim os inseguros e os que procuram apenas serem admirados. Se tiveres um amigo, procura amá-lo, evidenciá-lo e torná-lo o protagonista nas situações da tua vida.
Se um dia tiveres um amigo, não tentes dominá-lo nem fazer com que ele seja o que quiseres. Ele será sempre ele, diferente, único e especial, singular; perante o seu rosto apenas poderás descobrir o mistério da chamada do amor e não um território a conquistar e dominar. O amor só é possível na diferença e a diferença só é possível no amor.
Se um dia tiveres um amigo, diz -lhe tudo o que sentes e o quanto o admiras, se lhe tiveres de dizer algo menos bom, diz-lo, mas diz-lo sempre como um amigo. As coisas difíceis são sempre bem vindas quando ajudam a crescer e quando são ditas para ajudar. Uma critica regada de amor ajuda a construir.
Se um dia tiveres um amigo, não penses que o mérito é todo teu. Foi a chamada do amor que parou a tua porta e encontrou dois corações onde morar.
Se um dia tiveres um amigo, trata-o como se fosse a pérola mais preciosa que tens de guardar. Um amigo cultiva-se, nunca está feito. É preciso cada dia uma entrega para que a confiança e o amor cresçam.
Se um dia tiveres um amigo, quando ele tiver de partir, chora, grita se assim o quiseres. Choram aqueles que percebem e vivem um amor grande demais para caber num mundo tão pequeno.
Se um dia tiveres um amigo…serás feliz. Porque os amigos são aqueles que, nos nossos caminhos, são luz e sal, luz que ilumina e sal que dá sabor de sonho e de esperança em todas as guerras pela paz que construímos na nossa jornada.
Se um dia tiveres um amigo, abre sobre ele o teu coração, as tuas misérias e alegrias. Um amigo é sempre aquele que sabe ouvir com o coração aquilo que sai dos nosso lábios.
Sê força na sua fraqueza, perdão na sua raiva, alegria na sua mágoa, amparo na sua tristeza, coração na sua desilusão, paciência na sua incompreensão. E quando não tiveres palavras, num gesto de carinho terás conjugado o verbo amar.
Se um dia tiveres um amigo, receberás a grande missão de seres tu também um amigo. Estes não se encontram nas lojas mas sim nos caminhos que se percorrem; não são anjos puros mas sim gente como nós, frágeis, débeis, de carne e osso, gente que luta, vive e crê. Por isso não exigas que seja perfeito, ajuda-o apenas a ser melhor, a semear rosas nos espinhos do seu coração.
E quando encontrares um amigo empreende com ele a mais bela jornada rumo aos sonhos que se trocam, à partilha do saber e do viver, na procura do tesouro que espreita lá, onde o arco-irís se põe, e onde o mundo é afinal tão maior, feito de pedacinhos de nuvens pintadas de estrelas que trazem à realidade a doce e meiga cor do céu.