
Nome estranho para muitos, mas é uma modalidade desportiva reconhecida. A pronúncia certa? Diga “squash”. Pode ser praticado por qualquer pessoa e encarado como uma actividade física de grandes resultados.A procura vem crescendo cada vez mais entre as mulheres por ser um desporto de grande queima calórica e alguns movimentos como o agachamento para se manter o domínio da bolinha, ajuda a fortalecer e tonificar principalmente os músculos dos membros inferiores como coxa e glúteo.
A movimentação do praticante na quadra é bastante grande, desenvolvendo a agilidade e com o passar do tempo também a flexibilidade, o que possibilita jogadas com passadas mais longas. Devido a isto é sempre necessário um aquecimento prévio de 5 a 10 minutos e os alongamentos no final.
O squash é uma modalidade desportiva não muito convencional, porém é parecido com o ténis, mas os seus atletas ficam do mesmo lado da quadra.
Os movimentos são excelentes para aliviar o stress, enrijar a musculatura, além de queimar muitas calorias. Numa partida de 30 minutos queima-se em média 500 calorias.
É uma actividade física em que se utiliza basicamente uma bolinha de borracha e uma raquete parecida com as de ténis. É importante também utilizar óculos de protecção durante as aulas para evitar lesões nos olhos.
A partida é realizada em uma quadra fechada e as paredes são utilizadas para rebater a bolinha. As dimensões do espaço são 6,4 de largura nos jogos simples de 7,62 no de duplas por 9,75 de comprimento, além de 4,6 de altura.
O objectivo básico no squash é bater na bolinha alternadamente em relação aos participantes, que pode ser o professor e até quatro alunos. A bolinha tem que rebater na parede à sua frente sempre e as paredes laterais e de trás podem ser utilizadas como tabela, mas após atingir a parede frontal e bolinha só pode bater no chão apenas uma vez.
A velocidade com que um aluno responde a um estímulo aumenta muito devido às jogadas serem muito rápidas, sendo surpreendente o tempo de reacção dos praticantes.
São inúmeros os benefícios do squash, entre eles:
- melhora o sistema cardiovascular;
- aumento o condicionamento físico;
- aprimora o raciocínio e a memorização;
- relaxa e alivia as tensões do dia-a-dia;
- modela o corpo;
- desenvolve a agilidade, flexibilidade, coordenação motora, força e equilíbrio;
- queima muitas calorias;
- melhora o bem estar físico e mental;
Assim como em qualquer outra modalidade desportiva alguns materiais são necessários. Confira:
- Raquete: feita de grafite e fibra de carbono entre outros materiais, pesa em média de 120g a 255g, sendo o peso máximo aprovado pela Federação Mundial de Squash. Os iniciantes devem escolher entre as mais leves e mais baratas para facilitar seu manuseio.
- Bola: são identificadas por pontos coloridos sendo que cada um refere-se a uma determinada velocidade, ou seja:
a) Azul: bola rápida
b) Vermelha: velocidade média
c) Branca ou verde: bola lenta
d) Amarela: bola muito lenta
- Óculos de protecção: previnem possíveis lesões nos olhos. É recomendado pela Federação Mundial de Squash;
- Ténis: deve ser flexível, com amortecedor no calcanhar e sola de borracha branca ou incolor para que não marque o piso.
- Roupa: nada em específico, apenas devem ser leves podendo ser um shorts e uma t´shirt.
Sem comentários:
Enviar um comentário