quinta-feira, 23 de julho de 2009

Canela auxilia o tratamento do diabetes tipo 2

Substância da especiaria reproduz acção da insulina no sangue

A Canela, especiaria aromatizante e exótica, pode ajudar no tratamento e prevenção do diabetes, é o que diz estudo realizado pela Universidade Tecnológica da Malásia.

Uma substância encontrada no extracto de canela, o polifenol MHCP, reproduziria a acção da insulina nas células, auxiliando na redução dos níveis de glicose (açúcar) no sangue, o que tornaria o condimento uma grande aliada no controle do diabetes do tipo 2.

De acordo com a nutricionista do MinhaVida, Roberta Stella, no diabetes tipo 2 existe a produção de insulina, mas a quantidade não é o suficiente para absorver a glicose do sangue. "Por isso o controle da ingestão de açúcar é tão importante", diz Roberta.

O pesquisador explica que a acção directa da especiaria no funcionamento do hormona facilitaria o tratamento da doença. Foram testados portadores de diabetes tipo 2, que consumiram meia colher (chá) de extracto de canela por dia, durante três anos. No geral, todos os pacientes apresentaram uma redução dos níveis de açúcar no sangue e melhora dos sintomas da doença.

Sintomas e tratamento
Acredita-se que o aparecimento da doença está intimamente relacionado a factores genéticos e tende a passar de pais para filhos. Se você se encaixa em algum dos factores de risco citados abaixo, procure logo o seu médico. Uma dieta apropriada aliada à prática de exercícios físicos, junto com medicações específicas, se necessárias, podem amenizar os efeitos da doença e melhorar a sua qualidade de vida. Além da hereditariedade, outros factores ampliam as chances do desenvolvimento do diabetes do tipo 2:

- Tensão arterial alta
- Altos níveis de triglicérides no sangue
- Diabetes gestacional
- Comer muita gordura
- Beber muita bebida alcoólica
- Sedentarismo
- Estar acima do peso ou ser obeso
- Idade: o risco de desenvolver a doença aumenta sensivelmente a partir dos 45 anos e mais ainda a partir dos 65 anos

Sem comentários:

Enviar um comentário