quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Compromentimento...

Muito se fala, mas o que é comprometimento?
Se buscarmos no dicionário, comprometimento quer dizer: acção de comprometer, de comprometer-se.


Se verificarmos o verbo comprometer, obteremos o seguinte significado: Expor, colocar em perigo ou embaraço: comprometer uma pessoa. O seu sinonimo é : arriscar, entalar, envolver, implicar e sujeitar.
É muito comum ouvirmos as pessoas dizer: “Por que fulano não tem comprometimento”, “Ah, os jovens hoje em dia não estão nem aí com nada, não se comprometem...”.
No mundo globalizado o comprometimento é um requisito essencial, muito solicitado, porém pouco encontrado.


E o que vem a ser esse comprometimento que todos buscam, será que tem haver com o comprometimento que está no dicionário?
Pois bem, o comprometimento que estamos à procura o tempo todo e a ouvir, nada mais é do que o envolvimento das pessoas, uma atitude que poderíamos definir como algo de cunho moral, que remete ao cumprimento de um tratado.
Um pacto firmado, significa "honrar a palavra empenhada". Porém vale lembrar que, pode demandar sacrifícios pessoais ou esforços extraordinários para concluir determinada tarefa, colocando o aspecto financeiro, por exemplo, em segundo plano, tendo o atendimento e a satisfação como objetivos primordiais.


O comprometimento está vinculado ao clima, à cultura e aos valores da organização. As pessoas estão dispostas a lutar por aquilo em que acreditam, seja no plano profissional ou pessoal. E lutam pela verdade!
Agora sim cabe a pergunta: Você é uma pessoa comprometida? Com o que você se compromete? O quanto você é comprometido?


Lembre-se que para que se possa exigir comprometimento, é preciso antes de mais nada ser e estar comprometido.

Sem comentários:

Enviar um comentário