sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Sabia que...

A Noz devido à sua forma, muito semelhante à do cerebro, sempre foi considerada o fruto se co ideal para estimular a memória. No entanto, dado o seu teor elevado em ómega-3 também é recomendada pelos nutricionistas para o coração.

A noz é o fruto da nogueira, muito agradável ao paladar e energética. É riquissima em ácidos gordos insaturados e contém um elevado teor de proteínas, fósforo, magnésio, ferro e vitaminas do grupo B. Mas o que torna este fruto seco ainda mais valioso são as suas gorduras. De 100 gr de noz, 60 gr são gorduras ou lípidos, correspondendo a percentagem maior às denominadas gorduras insaturadas, que são as que abundam nos alimentos vegetais e as mais benéficas para a nossa saúde. A noz. em concreto, destaca-se pela sua contribuição em ómega-6 e ómega-3. Os ómegas-6 recomendam-se para aliviar a síndrome pré-menstrual e as perturbações derivadas da menopausa. Os ómegas-3, por seu lado, são considerados anti-inflamatórios, pelo que se utilizam para atenuar dores como a artrite reumatóide, a psoríase e outras doenças inflamatórias. Mas a maior virtude destes ácidos gordos é o facto de ajudarem a reduzir o colesterol.

CUIDADO – Não consumir mais do que oito nozes por dia e procurar que o seu consumo substitua a ingestão de outras gorduras, para evitar um excesso destas na dieta que poderia prejudicar a saúde de certos órgãos como o fígado.

Sem comentários:

Enviar um comentário