segunda-feira, 9 de março de 2009

Compaixão


A compaixão tem má reputação. Ninguém gosta de ser objecto dela e nem sequer de a sentir, no entanto a compaixão é uma forma de simpatia. É a simpatia na dor ou tristeza de outrem , é participar nos sentimentos de alguém. A compaixão não é dó nem pena, mas sintonia interior com a situação em que o outro se encontra, o que nos leva ao gesto de tentar fazer o que é possível para ajudar, a fim de que a pessoa não se sinta só e perceba que há um ombro amigo que se pode encostar ao seu e que a pode ajudar a prosseguir.

A pobreza da nossa sociedade está no egoísmo generalizado que mata as relações pessoais e os sentimentos nobres, capazes de compaixão e partilha. O calor da amizade e a vontade de minimizar o sofrimento de alguém, efectivamente, humaniza a sociedade. O egoísmo onde só cabem os interesses pessoais, satisfeitos a qualquer preço, é como um vendaval que destrói a justiça e mina a verdade, tornando impossível os sentimentos nobres.

Sem comentários:

Enviar um comentário