segunda-feira, 9 de março de 2009

A febre dos telemóveis continua...


Acho impressionante a dependência de toda a gente em relação aos telemóveis, principalmente dos jovens. A qualquer lado que se vá só se vêem pessoas de maquineta na mão, a falar, a mandar sms , a dar toques, etc. O telemóvel tornou-se mesmo um elemento indispensável na sociedade actual. Se por acaso nos esquecemos do telemóvel em casa quando saímos, sentimos logo a sua falta e parece que ficamos com a sensação de que estamos incontactáveis e isolados do mundo.

É uma autêntica dependência e esta, como qualquer outra dependência não pode ser saudável.

As frases "dou-te um toque quando sair", "manda-me uma mensagem", "liga-me assim que chegares" fazem parte do quotidiano de um país que tem mais telemóveis do que habitantes. É incrível mas crianças de 6/7 anos têm telemóveis todos XPTO e topo de gama aos quais só falta tirar cafés e passear o cão.

Ter uma boa "máquina" tornou-se uma nova forma de exibir status e os homens, que ligam muito mais a esses pormenores do que as mulheres (claro, temos mais em que pensar, pelo amor de Deus!), é vê-los a comparar as potencialidades do "bichinho" a quem chegam a baptizar de nomes carinhosos.

Claro que não é tudo mau quando se fala de tecnologia. De bom, tem o facto de estarmos sempre em contacto com toda a gente. De mau tem o facto de estarmos SEMPRE em contacto com toda a gente. Mesmo com pessoas que não nos apetecia nada no momento. E depois, se não atendemos imediatamente é ouvir logo o tom queixoso: "Liguei-te 7 vezes e nunca me atendeste. O que se passa?". Será assim tão difícil de adivinhar?? Se não atendemos, das duas uma: ou não temos o tlm connosco e estar a ligar vezes e vezes de seguida não vai adiantar de nada ou então não nos apetece mesmo atender e não adianta insistir...a não ser que nos vençam pelo cansaço!!

Sem comentários:

Enviar um comentário