sexta-feira, 3 de abril de 2009

Atitude Positiva


Tenho um amigo que vocês gostariam de conhecer. Ele está sempre de bom humor e sempre tem algo de positivo para dizer.

Se alguém lhe pergunta como ele está, a resposta é sempre: - Se melhorar, estraga.

Ele tem um bom emprego e seus colaboradores o seguem apenas pelas suas atitudes, criando um clima de trabalho harmonioso. Ele é um motivador nato.


Se um colaborador está tendo um dia ruim, ele diz: - Veja o lado positivo da situação e a sua ansiedade sumirá.

Fiquei tão curiosa com o seu estilo de vida que um dia perguntei-lhe: - Você não pode ser sempre uma pessoa positiva. Como faz isso?

Ele respondeu-me: - Ao acordar, todas as manhãs, digo para mim mesmo: eu tenho duas escolhas hoje. Posso ficar de bom humor ou de mau humor. Eu escolho ficar de bom humor.Cada vez que algo ruim acontece, posso escolher fazer de vítima ou aprender alguma coisa com o ocorrido. Eu escolho aprender algo.Toda a vez que alguém reclama, posso escolher aceitar a reclamação ou mostrar o lado positivo da vida.


Certo, mas não é fácil - argumentei. É fácil, sim - disse-me ele. A vida é feita de escolhas.Quando você examina a fundo, todas as situações sempre oferecem escolha.

Você escolhe como reagir às situações. Escolhe como as pessoas afectarão o seu humor. É sua a escolha de como viver a sua vida.


Eu penso sobre o que ele me disse e sempre me lembro dele quando faço uma escolha.

Certa manhã, quando me dirigia ao hospital para levar a minha mãe para fazer hemodiálise, lembrei-me dele quando o meu carro avariou na pista central de uma avenida muito movimentada.

Tentei fazer com que o carro pegasse, mas não obtive sucesso. As buzinadelas logo começaram a soar aos meus ouvidos, apesar de estar com os pisvas ligado, o que deveria informar aos motoristas que meu carro estava impossibilitado de sair do lugar. O engarrafamento já começava a formar-se, independente da minha vontade, pois não havia como solucionar o problema.

Olhei o relógio, os minutos passavam e eu tinha que chegar ao hospital a tempo. Os horários reservados nas máquinas de hemodiálise devem ser respeitados por razões obvias.


Resolvi então, tomar uma atitude. Saí do carro e comecei a empurrá-lo, sem saber como resolveria o problema, já que não tinha ninguém para sentar ao volante, redirecionando-o para o canto da pista. Apesar de ser mulher, ainda tenho forças para isso, mas a cena patética tirava-me as forças. Tive que conter o meu riso e concentrar-me em tirar o carro do caminho. Entretanto, do nada, apareceram dois homens pedindo alto e bom som para que eu entrasse rápido no carro, já com as quatro mãos a empurrar o teimoso. Entrei no carro em movimento, engrenando uma segunda e o ‘velhinho’ pegou imediatamente.

Cheguei a tempo ao compromisso e pude finalmente soltar a gargalhada que estava presa no meu peito.


Um contratempo destes, pode levar-nos ao aborrecimento, mas optei por ficar de bom humor. Coloquei-me no lugar dos transeuntes e visualizei a cena pela óptica de quem estava a passar: uma mulher, de salto alto, a empurrar um carro velho, na pista central de uma movimentada avenida. Fiquei a imaginar um telemóvel a filmar tudo e a enviar para o youtube. Talvez isso não tenha acontecido, mas assistir à cena seria ainda mais engraçado.


Aprendi que todos os dias temos a opção de viver plenamente e bem humorados, não deixando que as nossas atitudes sejam negativas ou derrotistas, que existem pessoas boas e prestativas e que o mundo não acaba porque o carro enguiçou.

Façamos da atitude positiva o nosso objectivo de vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário