sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

A beleza é uma carta de recomendação a curto prazo



Claro que beleza é fundamental... Mas o mais importante é que não existe unanimidade no conceito de beleza... Assim sendo, cada um encanta-se e apaixona-se pelo que acha importante na sua escala de valores...

Tenho lido muito ultimamente sobre vários aspectos dessa atração "miraculosa" que acontece entre duas pessoas... As vezes o que atrai, o que é bonito, é tão subjectivo, tão pessoal... Um único detalhe pode fazer toda a diferença... É por isso que às vezes a tua melhor amiga te diz "Mas o que é que tu viste nele hein? "rs... Mistérios...

Existem pessoas que brilham... Há lá coisa mais bonita que um sorriso largo, uma gargalhada genuína, um par de olhos cintilantes, olhos que sorriem? Bonita é uma pessoa bem humorada, sintonizada, inteligente, que se sabe colocar, que se sabe expor, que não tem medo de se arriscar... Bonita é ser inteligente, alias, pra mim inteligencia e humor é afrodisiaco ( tá, tá, tem que ser cheiroso também...rs..)

Hoje há a ditadura da beleza que nos é imposta... Um padrão quase inatingivel... E o que resta a nós, pobres mortais? Cirugia plástica? Botox? Dietas e mais dietas? Pra enganar quem, cara pálida?

Claro que todo mundo tem que se cuidar... cuidar é como que se acarinhar, é uma forma de demonstrar amor e respeito por nós mesmas, mas por favor, sem a pretensão do perfeito, do não execuível...

Bonito mesmo é quando a gente sabe que os bilhões de células que formam o nosso corpo ( nem todas tão bonitinhas assim), têm a sua função... e que beleza mesmo é poder desfrutrar de tudo que essa parte física pode nos proporcionar...

E apesar de ser cliché, a maior beleza mesmo é a da alma...



OS AVÓS...Os nossos bens mais preciosos

Já não tenho avós vivos há muito, infelizmente, mas conheço muitos avós que passam muitas necessidades pois a vida de campo assim as marcou, no corpo, na alma, nas histórias, nas reformas… precisam de ajudas externas para puderem fazer a sua vida. Eu sou uma cidadã do mundo, pago todos os meus impostos que servem para Rendimentos de Inserção Social de pessoas que podiam muito bem estar a trabalhar, no entanto servem para baixas fraudulentas, servem para salvar bancos/banqueiros, servem para tudo, menos para ajudar os que mais precisam. Podem me dizer que estou a ser injusta, se calhar..., porque me revolta ouvir certos elementos partidários deste país dizer que aumentar 24 euros no salário mínimo é criminoso, que as obras públicas só serve para diminuir a taxa de desemprego da Ucrânia e de Cabo-Verde, de atacarem o suplemento solidário para idosos porque (e passo a citar) “… em momentos eleitorais não se pode dizer nada, coitadinhos dos velhotes… eles precisam é de serviços do Estado… não precisam de 80 euros para ir beber cervejas, para ir comer doces, porque são diabéticos e ficam doentes, para serem roubados pelos filhos…”, Esta pérola foi dita pela senhora, ex-CDS, Maria José Nogueira Pinto.
Ouvir esta senhora ou ouvir aquela musiquinha de Natal, nos elevadores dos centros comerciais, produz em mim o mesmo efeito…. Não tenho adjectivos suficientes fortes para ofender esta senhora, “os velhotes”, a quem esta senhora se refere, trabalharam uma vida inteira, muitas vezes em situações miseráveis, muitos deles são adultos e lúcidos o suficiente para saberem onde aplicar a fortuna que são 80 euros mensais… mas presumo que a senhora Nogueira Pinto preferia, se calhar, dar mais euros a uma certa classe de “velhotes”, pertencentes a outra estripe. Porque os que recebem um complemento de 80 euros, coitadinhos, são como os “meninos das barracas”, fica bem aparecer na TV, no mês do Natal, a dar roupas, uma sopa e uns rebuçados. Depois, quando desmancham as luzes de Natal toda a gente os esquece, algures, num banco de jardim, escondidos da sociedade perfeita que queremos só para nós.




"VALQUÍRIA"

Estreia dia 5 de Fevereiro nos cinemas o novo filme de Tom Cruise, ‘Valquíria’ narra a tentativa frustrada de eliminar Hitler, feita pelo resistente alemão Claus von Stauffenberg em 20/07/1944. O filme foi rodado em território alemão e tem sido uma das estréias mais esperadas dos últimos tempos. Berlim e Brandenburgo serviram de fundo para as filmagens. Cruise queria filmar mais cenas no centro de Berlim, como por exemplo em Bendlerblock, local onde Claus von Stauffenberf foi executado, mas o Governo alemão não autorizou.

Sabia que...

A Noz devido à sua forma, muito semelhante à do cerebro, sempre foi considerada o fruto se co ideal para estimular a memória. No entanto, dado o seu teor elevado em ómega-3 também é recomendada pelos nutricionistas para o coração.

A noz é o fruto da nogueira, muito agradável ao paladar e energética. É riquissima em ácidos gordos insaturados e contém um elevado teor de proteínas, fósforo, magnésio, ferro e vitaminas do grupo B. Mas o que torna este fruto seco ainda mais valioso são as suas gorduras. De 100 gr de noz, 60 gr são gorduras ou lípidos, correspondendo a percentagem maior às denominadas gorduras insaturadas, que são as que abundam nos alimentos vegetais e as mais benéficas para a nossa saúde. A noz. em concreto, destaca-se pela sua contribuição em ómega-6 e ómega-3. Os ómegas-6 recomendam-se para aliviar a síndrome pré-menstrual e as perturbações derivadas da menopausa. Os ómegas-3, por seu lado, são considerados anti-inflamatórios, pelo que se utilizam para atenuar dores como a artrite reumatóide, a psoríase e outras doenças inflamatórias. Mas a maior virtude destes ácidos gordos é o facto de ajudarem a reduzir o colesterol.

CUIDADO – Não consumir mais do que oito nozes por dia e procurar que o seu consumo substitua a ingestão de outras gorduras, para evitar um excesso destas na dieta que poderia prejudicar a saúde de certos órgãos como o fígado.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

TVI

O ministro da Presidência anunciou, esta quinta-feira que o Primeiro-ministro, José Sócrates, fará uma declaração ao País. Pedro Silva Pereira disse, na conferência de imprensa realizada no final da reunião semanal do Conselho de Ministros, que o chefe do Governo decidiu falar aos jornalistas na residência oficial de São Bento, em Lisboa, depois da divulgação do comunicado da Procuradoria-Geral da República (PGR) e do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) sobre o caso Freeport.

Questionado sobre a hora a que José Sócrates falará, o ministro da Presidência referiu apenas que será «hoje ainda». Interrogado ainda se entende que as mais recentes notícias sobre o caso Freeport poderão afectar a imagem ou a acção do Governo de maioria socialista, Pedro Silva Pereira insistiu não ter comentários a fazer.

Enquanto o ministro da Presidência fazia estas declarações aos jornalistas, a PGR divulgava o comunicado referido por Pedro Silva Pereira onde confirma o recebimento da carta rogatória enviada pelas autoridades britânicas.

O gabinete de Pinto Monteiro esclarece que estão a ser efectuadas perícias sobre diversos fluxos bancários e diligências várias, consideradas prioritárias.

A PGR diz que a carta rogatória inglesa foi recebida no Departamento Central de Investigação e Acção penal a 19 de Janeiro e vai ser cumprida, como tem acontecido durante a investigação.

A Procuradoria-Geral da República esclarece que a carta rogatória inglesa que recebeu «não contém nenhum facto juridicamente relevante» para a investigação do caso Freeport, e reitera que não há arguidos ou suspeitos processo.

Face ao «alarme social» que o caso tem suscitado, a PGR refere que «os alegados factos que a Polícia inglesa utiliza para colocar sob investigação cidadãos portugueses são aqueles que lhe foram transmitidos em 2005 com base numa denúncia anónima, numa fase embrionária da investigação, contendo hipóteses que até hoje não foi possível confirmar, pelo que não há suspeitas fundadas».



Caso Freeport Polícia britânica tem um DVD que compromete Sócrates

A notícia sobre as investigações das autoridades britânicas sobre o caso Freeport e que alegadamente envolvem o primeiro-ministro, José Sócrates, estão hoje na maioria dos jornais portugueses. Os jornais revelam que as autoridades inglesas têm uma gravação onde Charles Smith diz ter distribuído “luvas” por várias pessoas, entre as quais Sócrates.
O “Diário de Notícias” revela hoje que José Sócrates consta de uma lista de suspeitos enviada pela polícia inglesa. O único indício apresentado ao Ministério Público português é uma conversa em que Charles Smith, um intermediário, afirma ter feito pagamentos a José Sócrates.
O “Jornal de Notícias” adianta que existe uma carta, de Charles Smith, onde consta que Sócrates e mais 11 pessoas terão recebido “luvas” no caso Freeport. O jornal revela que Charles Smith terá tentado justificar o paradeiro de quatro milhões de euros gastos a mais com o empreendimento.
O “JN” adianta que Charles Smith, um dos sócios da empresa "Smith & Pedro", chegou a citar - em conversa gravada presencialmente por um emissário do Freeport de Inglaterra, que pretendia saber o destino de quatro milhões de euros -, os nomes do tio e primo de Sócrates, um secretário de Estado, responsáveis do Instituto para a Conservação da Natureza, autarcas e inclusivamente a secretária do então ministro do Ambiente.
O “Correio da Manhã” cita uma carta rogatória enviada pelas autoridades inglesas às portuguesas onde Sócrates surge como suspeito de ter “facilitado, pedido ou recebido” o pagamento de subornos no valor de cinco milhões de libras (oito milhões de euros) para a legalização do Freeport (Alcochete).
Segundo o mesmo jornal diz que autoridades de Londres requerem a verificação dos movimentos bancários de Sócrates durante o período em investigação. Os britânicos dizem que detectaram um encontro, a 17 de Janeiro de 2002, entre Sócrates, que titulava a pasta do Ambiente, com Charles Smith, Manuel Pedro e Sean Collidge. Nessa altura, segundo os investigadores britânicos, terá sido discutido o pagamento de ‘luvas’.
Este é o tema das manchetes das revistas “Visão” e “Sábado”, que revelaram ainda ontem, que o primeiro-ministro José Sócrates é considerado suspeito pelas autoridades inglesas, tendo solicitado informação bancária ao primeiro-ministro português. As autoridades inglesas querem saber se Sócrates terá "solicitado, recebido ou facilitado pagamentos” no âmbito do licenciamento do Freeport.
Segundo a notícia da “Visão”, “a polícia britânica enviou, este mês, uma carta rogatória às autoridades portuguesas, na qual refere que José Sócrates é suspeito de ter ‘solicitado, recebido, ou facilitado pagamentos’ no âmbito do licenciamento do Freeport, em Alcochete”.
Já a Sábado, no seu site, avançou ontem que na edição de hoje vai trazer uma “investigação especial” sobre as suspeitas a Sócrates, afirmando que as autoridades inglesas pedem informação bancária sobre o primeiro-ministro numa carta rogatória.
A mesma revista adianta que a PJ apreendeu, na Smith&Pedro, o “email” enviado para o alegado domínio pessoal de Sócrates e que os investigadores procuram 2 milhões de euros e solicitaram a dois bancos portugueses dados sobre offshores do tio de Sócrates.

Aprender e partilhar

Facilmente brigamos e nos chateamos uns com os outros, porque existem opiniões diferentes. E cada um quer vencer o outro. Chega-se ao ponto de já não discutir ideias, mas de atacar pessoas. E só porque eu não concordo com uma ideia diferente da minha, já digo que não presta, e que o seu autor é pouco inteligente, e nem sequer me dei ao trabalho de reflectir sobre isso. Existe sempre vários pontos de vista.

Aprendamos a respeitar-nos mutuamente, a valorizar o outro. Ganhamos mais com o diálogo do que com a discussão.

Vejam esta história de Paulo Coelho:
Dois sábios, que viviam na mesma ermida no deserto do Saara, conversavam um dia:
“Vamos brigar para que não nos afastemos do ser humano”, disse um deles.
“Não sei como começar uma briga”, respondeu o outro.
“Pois façamos o seguinte: eu coloco este tijolo aqui no meio, e você me diz: ‘é meu’. Eu lhe responderei: ‘não, este tijolo é meu’. Então começaremos a discutir, e terminaremos brigando”.
E assim fizeram.
Um disse que o tijolo era dele. O outro contestou, dizendo que não.
“Não vamos perder tempo com isto, fique com este tijolo”, disse o primeiro.
“Sua ideia para a briga não foi muito boa”, disse o outro, depois de alguns minutos.
“Quando percebemos que temos uma alma imortal, é impossível discutir por causa de coisas”.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Eu

Posso ter defeitos, viver ansiosa e ficar irritada algumas vezes, mas não me esqueço que a minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recondito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um não. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo...

A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios.. Por isso,


cante, ria, dance, chore e viva intensamente..
Antes que a cortina se feche
E a peça termine sem aplausos.