domingo, 31 de maio de 2009

DMAE: SEGUNDA JUVENTUDE...

Cérebro cansado? Experimente DMAE. Rugas a mais? Experimente DMAE. Não é a fonte da juventude, mas os estudos indicam que lhe pode trazer uns anos de volta.

A curiosidade é legítima: o que quer dizer DMAE? O nome técnico é Dimetilaminoetanol ou deanol acetamino benzoato, por isso o melhor é mesmo decorar a sigla. Trata-se de um importante antioxidante presente nas células, que varre os radicais livres (principalmente o radical hidroxila). É um precursor da colina, o que significa que está na base da sua formação, acelerando a produção directamente no cérebro, onde a colina é necessária para se transformar em acetilcolina (importante neurotransmissor que passa as “mensagens” entre células nervosas.

Os efeitos mais conhecidos do DMAE são, por estes motivos, a melhoria da concentração, memória, capacidade de aprendizagem e uma acção estimulante do cérebro. Em 1996, um estudo alemão registou as diferenças entre as ondas cerebrais de adultos suplementados com placebo ou com DMAE, revelando alterações nos padrões, especificamente nas partes do cérebro associadas à memória, atenção e flexibilidade mental. Em alguns países, variações químicas do DMAE têm sido utilizadas e comercializadas como fármaco no combate à hiperactividade, com resultados muito positivos.
Enquanto suplemento nutricional, o DMAE recupera a memória, previne o declínio mental, aumenta os níveis de energia, facilita a aprendizagem e pode regular o humor, controlando depressões. Lifting natural Como reveste a membrana celular, o DMAE evita que ela seja atacada por radicais livres e a formação de compostos inflamatórios que destroem a pele. De acordo com António Hipólito Aguiar (farmacêutico) e Fernando Guerra (dermatologista), autores do livro “Não envelheça – Cuide da sua Pele”, o nutriente “aumenta a concentração de acetilcolina na junção neuromuscular, que dá à pele uma aparência mais firme”.

É a mesma conclusão a que chegaram cientistas belgas no estudo publicado, em 2002, na revista Skin Research and Technology; nesta investigação, um gel com 3% de DMAE melhorou a aparência da pele flácida. Em 2005, o American Journal of Clinical Dermatology reafirma a acção anti-inflamatória e anti-flacidez do DMAE. O efeito parece ser mais eficaz na linha do queixo, em redor dos lábios e pálpebras superiores, e não para zonas com rugas que se formam devido ao movimento dos músculos (pés-de-galinha ou vinco entre sobrancelhas). A eficácia do DMAE pode também ser aumentada com recurso a outros antioxidantes, como a vitamina C, ácido retinóico ou glicólico, dependendo do tipo de pele.

“Efeito Cinderela” Vários estudos citam benefícios visíveis na pele após 30 minutos, no que alguns cientistas apelidam de “efeito Cinderela”. A situação é, no entanto, passageira, e o DMAE deve ser aplicado ou consumido durante, pelo menos, quatro meses. Nicholas Perricone, dermatologista norte-americano, defende a suplementação com 50-100 mg diários, mas os estudos clínicos têm sido feitos com doses até 1000mg, sem efeitos secundários. Uma solução é iniciar a suplementação com uma dose mais baixa e complementar a dieta alimentar com produtos ricos em DMAE, como anchovas, sardinha e salmão. Não recorra a este nutriente se tiver sido diagnosticados com esquizofrenia ou epilepsia.

Rugas, quem as não tem?

A naturologia dá a solução para retardar o aparecimento das linhas que todas queremos esconder ao espelho.
Normalmente associam-se as rugas ao envelhecimento. As rugas não denotam envelhecimento da idade, mas sim da pele, por excesso de secura resultante de desidratação e perda da elasticidade cutânea resultantes de uma má alimentação e carência de determinados nutrientes.
Sabe-se que o stresse, as dores de cabeça, o envelhecimento geral do organismo e, sobretudo, a falta de repouso bem como substâncias como o álcool e o tabaco contribuem grandemente para acentuar este problema.

Uso interno: fazer uma alimentação equilibrada e diversificada, rica em alimentos vegetais e de preferência frescos, crus e biológicos. Consumir alimentos ricos em vitamina A (cenouras, espinafres, tomate, alface e folhas verdes em geral, espargos, milho, melão, alperce, laranja, etc.) A vitamina A é mais elevada nos frutos secos do que nos frescos. Consumir alimentos ricos em vitamina B8 (amendoins e chocolate em pequenas quantidades; ervilhas secas, cogumelos e, sobretudo, levedura de cerveja).
Se tem a pele demasiado seca, beba cerca de 8 copos de água por dia, de preferência quente ou morna. Beba sumo de Aloe vera biológico de manhã em jejum e antes de se deitar (o indicado na embalagem).
Suplementos: tomar 1 ou 2 g de vitamina C ao pequeno-almoço; tomar 1 a 2 cápsulas por dia de óleo de onagra, às refeições.

Uso externo: aplicar diariamente creme de Maravilhas! Massajar diariamente com óleo de jojoba ou óleo de cenoura (pode misturar os dois óleos em partes iguais e massajar). Juntar ao creme ou ao óleo de massajem um pouco de gel de Aloe vera, misturar e aplicar.
Uma ou duas vezes por semana, aplique a seguinte máscara: azeite (ou óleo de jojoba) + gel de Aloe vera + polpa de abacate (ou cenoura ralada), em partes iguais; deixe actuar durante 20 a 30 minutos, retire com água limpa e aplique o creme de maravilhas.

Evite: álcool, tabaco, carne, lacticínios, stresse e falta de repouso. Evite a excessiva exposição solar entre as 11h00 e as 16h00. Procure corrigir a sua rotina diária e aprenda a relaxar!

Sabia que o seu humor depende daquilo que come?

Muito provavelmente não associou uma coisa à outra mas certamente que já lhe aconteceu sentir-se mais ansiosa ou stressada sem perceber exactamente porquê...

Pois bem, saiba que isso aconteceu porque estava... com fome!

Não acredita? Pois que é verdade! Várias investigações concluíram que a nossa disposição dita aquilo que (não) ingerimos. Os médicos Michael F. Roizen e Mehmet C. Oz, colaboradores habituais de Oprah Winfrey, confirmam-no...

Se lhe apetece...
Comida rija que se tem de mastigar como a carne e outros alimentos duros
É muito provável que se sinta...
Zangada

Se lhe apetece...
Açúcar
É muito provável que se sinta...
Deprimida

Se lhe apetece...
Alimentos macios e doces, como gelados ou semifrios
É muito provável que se sinta...
Ansiosa

Se lhe apetece...
Salgados
É muito provável que se sinta...
Stressada

Se lhe apetece...
Alimentos que enchem, como bolachas e massas
É muito provável que se sinta...
Sozinha, sexualmente frustrada

Se lhe apetece...
Qualquer coisa
É muito provável que se sinta...
Ciumenta

quarta-feira, 27 de maio de 2009

terça-feira, 26 de maio de 2009

Gaiola das Popozudas

Akon

Ana Carolina

Neuróbica e neurofitness

Saiba como estimular os seus cinco sentidos para potenciar (ainda mais) a sua inteligência

Mantenha o cérebro jovem e não tenha medo de fazer figuras!

Experimente os exercícios de neuróbica (programa que assenta no facto do cérebro possuir plasticidade, isto é, quanto mais exercitado for, mais ágil se tornará) que lhe propomos, da autoria de Lawrence Katz, professor de Neurobiologia.

1. Escreva ou escove os dentes utilizando a mão esquerda (se for destro), vista-se mantendo os olhos fechados ou vire uma fotografia de pernas para o ar e observe-a com atenção, concentrando-se em pormenores nos quais nunca tinha reparado.

Quando for trabalhar, utilize um percurso diferente do habitual ou introduza pequenas mudanças nos seus hábitos quotidianos, transformando-os em desafios para o seu cérebro.

2. Os adjectivos são uma espécie de lápis de cor da linguagem, permitindo-nos descrever e diferenciar algo. Folheie uma revista e procure uma fotografia que lhe chame a atenção. Agora escreva 25 adjectivos que ache que a descrevem e/ou ao tema fotografado.

3. Quando for a um restaurante, tente identificar os ingredientes que compõem o prato que escolheu e concentre-se nos sabores mais subtis. No final, tire a prova dos nove junto do empregado.

4. Ao entrar numa sala onde esteja muita gente, tente determinar quantas pessoas estão do lado esquerdo e do lado direito. Identifique os objectos que decoram a sala, feche os olhos e enumere-os.

5. Seleccione uma frase de um livro e tente formar uma frase diferente utilizando as mesmas palavras. Experimente jogar a qualquer coisa que nunca tenha tentado antes.

6. Compre um puzzle e tente encaixar as peças correctas o mais rapidamente que conseguir, cronometrando o tempo. Repita a operação e veja se progrediu.

7. Experimente memorizar aquilo que precisa de comprar no supermercado, em vez de elaborar uma lista. Utilize mnemónicas ou separe mentalmente o tipo de produtos que precisa. Desde que funcionem, todos os métodos são válidos.

8. Recorrendo a um dicionário, aprenda uma palavra nova todos os dias e tente introduzi-la (adequadamente!) nas conversas que tiver.

9. Ouça as notícias na rádio ou na televisão quando acordar. Durante o dia escreva os pontos principais de que se lembrar.

10. Ao ler uma palavra pense em cinco que comecem com a mesma letra.

Neurofitness

Em complemento destas acções, pode ainda executar exercícios visuais, matemáticos e de raciocínio que estimulam a criatividade de resolver problemas e agilizam o cérebro.

Para desenvolver os lobos frontais do cérebro

Esta zona está envolvida no planeamento e na criatividade. O primeiro exercício que lhe propomos consiste em escrever ou desenhar uma história. Sente-se no sofá, encoste-se e imagine-se algures no futuro ou num outro planeta.

O objectivo é afastar-se do presente e do local onde está através da imaginação. Quanto mais ricas forem as imagens mentais que criar, melhor será para as células nervosas envolvidas.

Para desenvolver a memória

Este exercício envolve quase todo o cérebro. Sente-se confortavelmente, afaste as recordações negativas e reconstrua mentalmente a história da sua infância.

Junte pedaços de recordações e forme uma narrativa coerente. Tente lembrar-se dos cheiros, sons, cores, locais, animais e pessoas que fizeram parte do seu passado.

Para desenvolver o hemisfério esquerdo (envolvido nos raciocínios lógicos)

Imagine objectos e, mentalmente, deforme-os, altere-lhes o peso e a textura (imagine, por exemplo, uma pêra quadrada ou com anéis à volta como Saturno). Puxe pela imaginação e brinque com formas, medidas e pesos.

Para desenvolver a percepção

Pegue em objectos que lhe sejam familiares, feche os olhos e visualize-os mentalmente, utilizando o tacto para detectar a textura, ângulos, forma, peso e temperatura. Este exercício envolve várias áreas sensoriais.

Para desenvolver o córtex cerebral

De olhos fechados escreva o seu nome numa folha. De seguida tente escrever palavras e frases cada vez mais complexas.

Não se preocupe com o resultado final, pois o objectivo é que o córtex visual desenvolva um maior esforço, melhorando a sua percepção visual.

sábado, 23 de maio de 2009

Amizade

Amizades são feitas de pedacinhos
Pedacinhos de tempo
que vivemos com cada pessoa
Não importa a quantidade de tempo
que passamos com cada amigo
mas a qualidade do tempo
que vivemos com cada pessoa
Cinco minutos podem ter uma importância
muito maior do que um dia inteiro
É poder perdoar a mais dura ofensa...
É esquecer o erro dos outros e lembrar suas virtudes.
É nunca ferir ninguém, mesmo sendo ferido...
Nunca magoar ninguém, mesmo sendo magoado...
É poder dar...Sem esperar receber...
É amar intensamente, mesmo sendo odiado.
É ser sincero nas palavras e em actos,
Mesmo que tudo seja falso...
É procurar sempre a justiça...
Procurar falar sempre a verdade.
É ajudar com sinceridade...
É tentar compreender antes de julgar...
É ter o coração aberto disposto a amar a todos...
Disposto a ser amigo em todos os momentos.
É sobretudo ser “Humano“
Que este Ser seja sempre Você!

Abraçar não custa nada e vale muito

Nesta sexta-feira, dia 22 de Maio, foi comemorado o Dia do Abraço. Um gesto simples que representa demonstração de carinho, momento de alegria ou tristeza, expressão de humanidade e a capacidade de amenizar dores.
“Diz a ciência, dizem os enamorados, dizem os médicos, dizem os sonhadores... o abraço cura”. Os orientais acreditam que, ao abraçar uma pessoa muito querida, deve-se inspirar e expirar três vezes, e aí sua felicidade se multiplicará pelo menos dez vezes.

Segundo os psiquiatras, quando a pessoa é tocada, a quantidade de hemoglobina no sangue aumenta. Devido a esse aumento, a hemoglobina, que é responsável por levar o suprimento vital de oxigénio para todos os órgãos, inclusive coração e cérebro, activa todo o corpo. O sistema imunológico da pessoa sendo activado, através de um abraço, ajuda a prevenir doenças e acelera a recuperação do organismo, no caso de alguma enfermidade.

A psicóloga clínica Tathyana Lima, explicou um pouco sobre o que há por trás do acto de abraçar. “O abraço tem um significado ímpar para cada pessoa, mas podemos salientar, como um ponto similar em todos ‘os abraços’, a troca de sensações, como o toque da pele, e de sentimentos, como o amor, carinho, gratidão, entrega”.

Thatyana ainda falou sobre o fator da psicologia: “Além da escuta, da presença, o abraço também pode ser um recurso do psicólogo (desde que ambos, psicólogo e cliente, sintam-se a vontade) para acolher o sofrimento do cliente, o qual geralmente recorre à psicoterapia, bastante fragilizado”.

Sendo uma cura ou não, o abraço é conhecido como uma terapia e faz qualquer pessoa se sentir melhor. O importante é o bem estar, a vontade de acabar com o vazio interior e propagar alegria. O contacto físico promove essa ajuda para uma vida melhor.
"Além do que, existem inúmeras pesquisas que comprovam que o abraço, assim como o riso, faz um bem enorme a saúde", concluiu a psicóloga.




quarta-feira, 20 de maio de 2009

Pousa a tua cabeça dolorida
Tão cheia de quimeras, de ideal,
Sobre o regaço brando e maternal
Da tua doce Irmã compadecida.

Hás-de contar-me nessa voz tão qu'rida
A tua dor que julgas sem igual,
E eu, pra te consolar, direi o mal
Que à minha alma profunda fez a Vida.

E hás-de adormecer nos meus joelhos...
E os meus dedos enrugados, velhos,
Hão-de fazer-se leves e suaves...

Hão-de pousar-se num fervor de crente,
Rosas brancas tombando docemente,
Sobre o teu rosto, como penas de aves...

Florbela Espanca

O Tamanho das Pessoas (Shakespeare)

"O tamanho varia conforme o grau de envolvimento.

Ela é enorme para você, quando fala do que leu e viveu, quando trata você com carinho e respeito, quando olha nos olhos e sorri destravado.
É pequena para você quando só pensa em si mesmo,quando se comporta de uma maneira pouco gentil, quando fracassa justamente no momento em que teria que demonstrar o que há de mais importante entre duas pessoas: A amizade, o respeito, o carinho, o zelo e até mesmo o amor.
Uma pessoa é gigante para você quando se interessa pela sua vida,quando busca alternativas para o seu crescimento, quando sonha junto com você.
É pequena quando se desvia do assunto.
Uma pessoa é grande quando perdoa, quando compreende, quando se coloca no lugar do outro, quando age não de acordo com o que esperam dela, mas de acordo com o que espera de si mesma.
Uma pessoa é pequena quando se deixa reger por comportamentos clichés.
Uma mesma pessoa pode aparentar grandeza ou pequenez dentro de um relacionamento, pode crescer ou decrescer num espaço de poucas semanas.
Uma decepção pode diminuir o tamanho de um amor que parecia ser grande.
Uma ausência pode aumentar o tamanho de um amor que parecia ser ínfimo.
É difícil conviver com esta elasticidade: As pessoas agigantam-se e encolhem-se aos nossos olhos. O nosso julgamento é feito não através de centímetros e metros, mas de acções e reacções, de expectativas e frustrações.
Uma pessoa é única ao estender a mão, e ao recolhê-la inesperadamente, torna-se mais uma. O egoísmo unifica os insignificantes.
Não é a altura, nem o peso, nem os músculos que tornam uma pessoa grande.....

É a sua sensibilidade sem tamanho..."

O terror das frutinhas



terça-feira, 19 de maio de 2009

NÃO JULGUEIS... (Chico Xavier)

Existem pessoas que se sentem ofendidas, magoadas por qualquer coisa:à mais leve contrariedade, se sentem humilhadas...
Ora, nós não viemos a este mundo para nos banharmos em água de rosas. Agradeço todas as dificuldades que enfrentei; não fosse por elas, eu não teria saído do lugar...
As facilidades nos impedem de caminhar. Mesmo as críticas nos auxiliam muito. Quando você não tiver uma palavra que auxilie, procure não abrir a boca...
Sabemos que precisamos de certos recursos, mas o Senhor não nos ensinou a pedir o pão, mais dois carros, mais um avião...
Não precisamos de tanta coisa para colocar tanta carga em cima de nós. Podemos morrer hoje. Tudo que criamos para nós, de que não temos necessidade, se transforma em angústia, em pressão...
Valorizemos o amigo que nos socorre, que se interessa por nós, que nos escreve, que nos telefona para saber como estamos indo...
A amizade é uma dádiva de Deus... Mais tarde, haveremos de sentir falta daqueles que não nos deixam experimentar a solidão. A caridade é um exercício espiritual...
Quem pratica o bem, coloca em movimento as forças da alma. Quando os espíritos nos recomendam, com insistência a prática da caridade, eles estão nos orientando no sentido de nossa própria evolução;
não se trata apenas de uma indicação ética, mas de profundo significado. Tudo o que pudermos fazer no bem, não devemos adiar... Carecemos somar esforços, criando, digamos, uma energia dinâmica que se anteponha às forças do mal...
Uma das mais belas lições que tenho aprendido com o sofrimento: NÃO JULGAR, definitivamente não julgar a quem quer que seja. O exemplo é uma força que repercute, de maneira imediata, longe ou perto de nós...
Não podemos nos responsabilizar pelo que os outros fazem de suas vidas; cada qual é livre para fazer o que quer de si mesmo, mas não podemos negar que nossas atitudes inspiram atitudes,seja no bem tanto quanto no mal. Fico triste quando alguém me ofende, mas, com certeza, eu ficaria mais triste se fosse eu o ofensor...
Magoar alguém é terrível. Tudo tem seu apogeu e seu declínio... É natural que seja assim; todavia, quando tudo parece convergir para o que supomos o nada, eis que a vida ressurge, triunfante e bela!... Novas folhas, novas flores, na indefinida benção do recomeço.

É proibido

É proibido chorar sem aprender,
Levantar-se um dia sem saber o que fazer
Ter medo de suas lembranças.

É proibido não rir dos problemas
Não lutar pelo que se quer,
Abandonar tudo por medo,
Não transformar sonhos em realidade.

É proibido não demonstrar amor
Fazer com que alguém pague por tuas dúvidas e mau-humor.

É proibido deixar os amigos
Não tentar compreender o que viveram juntos
Chamá-los somente quando necessita deles.

É proibido não ser você mesmo diante das pessoas…

Pablo Neruda

Boas notícias para os chocólatras!

Estudo revela que ele pode reduzir a tensão arterial em 2 semanas

Quem é fã de chocolate pode comemorar: um estudo publicado na edição de Setembro da revista Journal of Nutrition, uma verdadeira bíblia da nutrição, que traz as pesquisas científicas mais actuais, revela que ingerir alguns gramas de chocolate meio-amargo por dia durante duas semanas pode ajudar a reduzir os riscos de doenças cardíacas.

Segundo os estudiosos, os flavonóides presentes no cacau são os maiores responsáveis pela acção benéfica do alimento, já que eles impulsionam o aumento de uma substância que actua no relaxamento e dilatação das artérias.

Mas a ideia divulgada salienta que o chocolate deve ser enriquecido com certos compostos. Compostos estes que ajudariam a reduzir a pressão sanguínea e, consequentemente, o risco de doenças cardíacas.

O grande diferencial da pesquisa, apontam os pesquisadores, é que ela demonstra como o consumo de chocolate amargo enriquecido previne as doenças cardíacas a curto prazo.

Mas eles ainda ressaltam, que as porções devem ser controladas, e a ingestão de legumes e verduras é ainda mais importante

O Sabor dos Homens


ACTUALMENTE TEMOS MULHER MELANCIA, MULHER JACA, MULHER MORANGUINHO E TANTOS OUTROS ADJECTIVOS DESAGRADÁVEIS A NOSSA CLASSE... DIANTE DESTA NOVA MODA, SEGUEM ALGUMAS DEFINIÇÕES DO QUE DIRÍAMOS ASSIM: REPRESENTASSEM AS IGUARIAS MASCULINAS...
HOMEM Camarão : só tem merda na cabeça, mas é gostoso e você come assim mesmo.
HOMEM Caranguejo: é feio e peludo, mas você bate nele, limpa direitinho e come.

HOMEM Pão : tem sempre o mesmo gosto, mas você come todo dia.

HOMEM Aperitivo : acompanhado de uma bebida você come e ainda acha bom.
HOMEM Maracujá : é todo enrugado, você come e depois sente vontade de dormir...
HOMEM Lagosta : só come quem tem dinheiro.
HOMEM Caviar : você sabe que alguém está comendo, mas não é ninguém que você conheça. HOMEM Bacalhau : você só come uma vez por ano
HOMEM Maionese de Fim de Festa : todo mundo te avisa para não comer, mas você come porque está desesperada; arrepende-se e depois passa mal.
HOMEM Rã : todo mundo já comeu, menos você.
HOMEM Salada : é bonito, mas quando você come descobre que não é tão gostoso assim. HOMEM Marmita : não é grande coisa, mas você come rapidinho.
HOMEM Cafezinho de Supermercado : você nem faz questão, mas como é de graça, você come. HOMEM Jiló : é horrível, mas você conhece alguém que come.
HOMEM Docinho de Festa : você fica com vergonha de chegar junto, então vem outra, come e deixa você chupando dedo.. HOMEM Cogumelo Venenoso : comeu, estás f....didinha.
HOMEM Feijoada : você come e ele fica te enchendo o dia todinho.
HOMEM Coqueiro : pode trepar que não tem galho.
HOMEM Miojo : em um minuto ta pronto para comer.
HOMEM Coca 2 litros : dá para seis HOMEM pé de chuchu: Você é obrigado a comer senão a vizinha vai lá e come.
HOMEM BIS : você come, repete e nem se lembra das calorias!!!!! (Enviado por um amigo - Desconheço o Autor)

Conselhos para mulheres, de Oprah Winfrey



"-Se um homem quer você, nada pode mantê-lo longe.

-Se ele não te quer, nada pode fazê-lo ficar.

-Pare de dar desculpas (de arranjar justificativas) para um homem e seu comportamento.

-Permita que sua intuição (ou espírito) te proteja das mágoas.

-Pare de tentar se modificar para uma relação que não tem que acontecer.

-Mais devagar é melhor. Nunca dedique sua vida a um homem antes que você encontre o que realmente te faz feliz.

-Se uma relação terminar porque o homem não te tratou como você merecia, “f....-se, mande-o pro inferno, esquece!”, vocês não podem “ser amigos”. Um amigo não destrataria outro amigo.

-Não conserte.

-Se você sente que ele está te enrolando, provavelmente é porque ele está mesmo. Não continue (a relação) porque você acha que “ela vai melhorar”

-Você vai se chatear daqui um ano por continuar a relação quando as coisas ainda não estiverem melhores.

-A única pessoa que você pode controlar em uma relação é você mesma.

-Evite homens que têm um monte de filhos, e de um monte de mulheres diferentes. Ele não casou com elas quando elas ficaram grávidas, então, porque ele te trataria diferente?

-Sempre tenha seu próprio círculo de amizade, separadamente do dele.

-Coloque limites no modo como um homem te trata. Se algo te irritar, faça um escândalo.

-Nunca deixe um homem saber de tudo. Mais tarde ele usará isso contra você.

-Você não pode mudar o comportamento de um homem. A mudança vem de dentro.

-Nunca o deixe sentir que ele é mais importante que você... mesmo se ele tiver um maior grau de escolaridade ou um emprego melhor.

-Não o torne um semi-deus.

-Ele é um homem, nada além ou aquém disso.

-Nunca deixe um homem definir quem você é.

-Nunca pegue o homem de alguém emprestado.

-Se ele traiu alguém com você, ele te trairá.

-Um homem vai te tratar do jeito que você permita que ele te trate.

-Todos os homens NÃO são cachorros.

-Você não deve ser a única a fazer tudo... compromisso é uma via de mão dupla.

-Você precisa de tempo para se cuidar entre as relações… não há nada precioso quanto viajar… veja as suas questões antes de um novo relacionamento.

-Você nunca deve olhar para alguém sentindo que a pessoa irá te completar... uma relação consiste de dois indivíduos completos.. procure alguém que irá te complementar.. não suplementar.

-Namorar é bacana… mesmo se ele não for o esperado Sr. Correto.

-Faça-o sentir falta de você algumas vezes... quando um homem sempre sabe que você está lá, e que você está sempre disponível para ele – ele se acha...

-Nunca se mude para a casa da mãe dele. Nunca seja cúmplice (co-assine) de um homem.

-Não se comprometa completamente com um homem que não te dá tudo o que você precisa. Mantenha-o em seu radar, mas conheça outros...

-Compartilhe isso com outras mulheres e homens (de modo que eles saibam)… você fará alguém sorrir, outros repensarem sobre as escolhas, e outras mulheres se prepararem.

-Dizem que se gasta um minuto para encontrar alguém especial, uma hora para apreciar esse alguém, um dia para amá-lo e uma vida inteira para esquecê-lo.

-O medo de ficar sozinha faz que várias mulheres permaneçam em relações que são abusivas e lesivas: Dr. Phill

-Você deve saber que você é a melhor coisa que pode acontecer para alguém e se um homem te destrata, é ele que vai perder uma coisa boa.

-Se ele ficou atraído por você à primeira vista, saiba que ele não foi o único.

-Todos eles estão te olhando, então você tem várias opções. Faça a escolha certa.

Ladies, cuidem bem de seus corações... "

As Borbulhas - Suplementos de Cuidados de Pele

A rotina básica de limpeza, atenuação e hidratação pode ser acrescentada com outros tratamentos de cuidados de pele que mantêm esta com aspecto claro e fresco. A esfoliação, usando uma esfrega fadal ou com cereais (normalmente pómice ou miolo de noz), ajuda a pele a livrar-se de células mortas que podem bloquear os poros e os folículos de cabelo/pêlo.

Cada dia o corpo larga 500 milhões de células de pele e usando uma escova suave podemos aumentar a circulação do sangue na derme o que estimula com eficiência o desenvolvimento de novas células. Os peritos acreditam agora que a esfoliação regular dia sim dia não deve integrar-se num regime básico de cuidados da pele. Todavia, as pessoas que sofrem de acne devem ter o cuidado de não esfregar com demasiada dureza e devem escolher uma escovagem suave; uma baseada em farinha de aveia é uma boa ideia. Pode-se fazer uma limpeza misturando o sumo de uma toranja com três a quatro colheres de sopa de farinha de aveia. Por trituração faça-se uma fina pasta e deixe-se essa pasta na pele durante quinze minutos antes de removê-la com água quente. Faça-se a esfrega sobre a cara enquanto se está a lavá-la.

Destruidores de marcas/manchas

Para as pessoas que sofrem de acne brando há à disposição uma série de produtos eficientes que destroem a marca/mancha. Alguns dos tratamentos mais eficientes no local contêm óleos de essência que se usam exactamente nas marcas / manchas e borbulhas.

O leite de magnésio é eficiente na secagem de postulas, ao passo que vodka puro é também um destruidor eficiente da marca. Passar simplesmente nas áreas afectadas usando um pedaço de algodão.

Coberturas do rosto e do corpo

Coberturas do rosto e do corpo, aplicadas uma ou duas vezes por semana, são outro bom processo para qualquer programa de cuidados da pele. Relaxando e fazendo reviver, as coberturas do rosto foram usadas como um tratamento de beleza durante séculos. Mulheres da nobreza em Roma faziam coberturas de raízes de espargos esmagados e leite de cabra, que eram esfregados na pele com pedaços de pão quente. Infelizmente, este tratamento não fazia nada contra os efeitos de usar nas faces a pasta da moda mas que era altamente tóxica. Algumas coberturas do rosto humidificam este; outras, tais como as coberturas baseadas em caulino ou terra de pisoeiro, são mais apropriadas para pele oleosa. Funcionam extraindo o óleo e a sujidade da pele através da tensão da superfície criada pela cobertura e pela pele fadal, deixando-a brilhante e fresca.

Emplastro da cara antiacne

Esta receita para um emplastro da cara pode ser usada também, porque as costas são outra área importante para o acne:

100 gr de terra de pisoeiro.
2 claras de ovo, ligeiramente batidas.
1 colher de chá (5 ml) de cristais de alúmen. 1 colher de chá (5 ml) de pó de enxofre.
6 gotas de óleo de essência de árvore de chá.

Misturar bem a terra de pisoeiro e as claras de ovo ligeiramente batidas até que formem uma pasta macia (juntar umas quantas gotas de água fria se a mistura se tornar demasiado quente). Juntar os cristais de alúmen (disponíveis no farmacêutico ), pó de enxofre e óleo de essência de árvore de chá, e agitar bem para combinar todos os ingredientes. Aplicar na face e pedir a um amigo ou companheiro para massajar a mistura nas costas.
Qualquer mistura restante pode ser usada nos pés para alisar e amaciar pele dura. Deixar o emplastro secar completamente (aproximadamente quinze minutos) antes de enxaguar com água tépida no chuveiro e bater ao de leve na pele para esta secar.

Saunas faciais

As saunas faciais podem ser usadas antes de aplicar um emplastro no rosto. A vaporização ajuda a soltar a sujidade e a gordura nos poros, bem como abri-los e permitir que o emplastro penetre com mais eficiência.

Como alternativa, a pessoa pode fazer o seu próprio banho de vapor herbal com infusões quentes de alfazema, milefólio ou camomila - flores que, sugere a herbalista Nalda Gosling, são particularmente bem sucedidas em combater o acne. Deitar simplesmente 500 ml de água quente para dentro de uma bacia sobre uma mão cheia de flores, cobrir a cabeça com uma toalha e inclinar-se sobre a bacia. Vaporizar o rosto durante cinco a dez minutos cada dia.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Prova de vinho quer colocar Coruche no Guinness Book

No sábado, dia 30 de Maio, a organização da Feira Internacional da Cortiça (FICOR) de Coruche vai tentar inscrever o seu nome no livro dos Recordes do Guinness com a maior prova de vinhos do mundo. O objectivo é dar a provar vinho para cerca de sete mil pessoas. Horas antes da 45.ª Corrida de Toiros da TV, a transmitir em directo pela RTP, a partir das 22h00, os espectadores da corrida e outros visitantes serão convidados a entrar na arena e fazerem as provas. O recorde pertence a Espanha e coloca a fasquia em cerca de cinco mil pessoa

À
noite, mas na arena, a 45.ª Corrida TV terá no cartel os cavaleiros de alternativa António Brito Paes, João Moura Caetano, Manuel Lupi, João Ribeiro Telles Jr. e Marcos Tenório, acompanhados do cavaleiro praticante Tomás Pinto. Pegam várias ganadarias (ainda por designar) os forcados amadores de Coruche e Vila Franca de Xira.

CINCO LIÇÕES SOBRE COMO TRATAR AS PESSOAS...!

1- Primeira lição importante – A Senhora da limpeza

Durante um teste na universidade o professor perguntou num teste.
"Qual é o nome da mulher que faz a limpeza na escola?"
Isto só podia ser uma brincadeira. Os alunos tinham visto a mulher da limpeza inúmeras vezes.
Ela era alta, cabelo escuro, à volta dos 50 anos, mas como poderiam saber o nome dela?
Toda a gente entregou o teste, deixando em branco a última questão. Mesmo antes da aula terminar, um dos estudantes perguntou se a última questão contava para nota.

"Absolutamente," respondeu o professor. "Nas vossas carreiras irão encontrar muitas pessoas. Todas são significativas. Elas merecem a vossa atenção e cuidado, mesmo que tudo o que vocês façam seja sorrir e dizer 'olá'."

Nenhum dos estudantes esqueceu aquela lição. Também aprenderam que o nome da senhora era Dorothy.

2. - Segunda lição importante - Boleia à chuva

Uma noite, pelas 11:30 p.m., uma mulher de origem Africana, estava a pé numa auto-estrada no Alabama – Estados Unidos, a tentar aguentar uma valente chuva torrencial. O carro dela tinha avariado e ela precisava desesperadamente de uma boleia.
Completamente encharcada, ela decidiu fazer stop ao carro que se aproximava. Um jovem, branco, decidiu ajudá-la, apesar de isto ser uma atitude de herói naqueles dias de racismo (década de 60). O homem levou-a até um lugar seguro, ajudou-a a resolver a sua situação e arranjou-lhe um táxi.

Ela parecia estar com muita pressa, mas mesmo assim tomou nota da morada do jovem e agradeceu-lhe.
Uma semana mais tarde batiam à porta do jovem. Para sua surpresa, uma televisão de ecrã panorâmico era-lhe entregue à porta. Um cartão de agradecimento acompanhava a televisão.
Dizia:
"Muito obrigado por me ter ajudado na autoestrada ontem à noite. A chuva não só encharcou a minha roupa, como o meu espírito. Foi então que você apareceu por sua causa consegui chegar junto do meu marido antes de ele falecer. Que Deus o abençoe por me ter ajudado e ter servido os outros de maneira tão altruísta.
Com sinceridade,
Mrs. Nat King Cole."

3 - Terceira lição importante - Lembra-te sempre daqueles que servem

Nos dias em que um gelado custava muito menos do que hoje, um rapazinho de 10 anos entrou no café e sentou-se a uma mesa. Uma empregada de mesa trouxe-lhe um copo de água.
"Quanto custa um gelado de taça?" perguntou o rapazinho.
"Cinquenta cêntimos," respondeu a empregada.

O rapazinho tirou do bolso uma mão cheia de moedas e contou-as.
"Bem, quanto custa um gelado simples?" perguntou ele.
A esta altura já mais pessoas estavam à espera de uma mesa e a empregada começava a ficar impaciente.
"Trinta e cinco cêntimos," respondeu ela com brusquidão.
O rapazinho contou novamente as suas moedas.
"Quero o gelado simples." Respondeu ele.

A empregada trouxe o gelado, colocou a conta em cima da mesa, recebeu o dinheiro do rapazinho e afastou-se.
O rapazinho terminou o seu gelado e foi-se embora.
Quando a empregada foi levantar a mesa começou a chorar. Em cima da mesa, colocado delicadamente ao lado da conta, estavam 3 moedas de cinco cêntimos...

Conclusão: Ele não podia comer o gelado cremoso de taça porque queria ter dinheiro suficiente para deixar uma gorjeta à empregada.

4 - Quarta lição importante - O obstáculo no nosso caminho

Em tempos antigos, um rei mandou colocar um enorme pedregulho num caminho. Depois escondeu-se e ficou a ver se alguém retirava a enorme pedra. Alguns dos comerciantes mais ricos do Reino passaram e simplesmente afastaram-se da pedra, contornando-a. Alguns culpavam em alta voz o Rei por não manter os caminhos limpos, mas nenhum fez nada para afastar a pedra do caminho.

Apareceu então um camponês, carregando um molho de vegetais. Ao aproximar-se do pedregulho, o camponês colocou o seu fardo no solo e tentou deslocar a pedra para a berma do caminho, depois de muito empurrar, finalmente conseguiu, voltou a colocar os vegetais às costas e só depois reparou num porta-moedas no sítio onde antes estivera a enorme pedra.
O porta-moedas continha muitas moedas de ouro e uma nota a explicar que o ouro era para aquele que retirasse a pedra do caminho.
O camponês aprendeu aquilo que muitos de nós nunca compreendem!
Cada obstáculo apresenta uma oportunidade para melhorar a nossa vida.

5 - Quinta e última lição importante - Dar quando conta

Muitos anos atrás, quando alguém trabalhava como voluntário num hospital, conheceu uma pequena menina chamada Liz, que sofria de uma doença rara e muito grave. A sua única hipótese de salvamento parecia ser uma transfusão de sangue do irmão mais novo, de cinco anos, que já tinha tido o mesmo problema e sobrevivido milagrosamente, desenvolvendo anticorpos necessários para a combater. O médico explicou-lhe a situação da irmã e peguntou-lhe se ele estaria disponível para dar o seu sangue à sua irmã.

Hesitou por instantes, antes de respirar fundo e dizer "sim, eu faço-o se isso a salvar."
À medida que a transfusão ia correndo, ele mantinha-se deitado ao lado da sua irmã, sorrindo. Todos nós sorríamos, vendo a cor a regressar à face da menina. Foi então que o menino começou a ficar pálido e o seu sorriso a desaparecer.

Ele olhou para o médico e perguntou-lhe, com a voz a tremer: "Será que eu começo a morrer já?".

Sendo muito jovem, o menino não compreendeu o médico; ele pensou que teria que dar todo o seu sangue à irmã para a poder salvar.

Agora é você quem tem duas escolhas

1 Apagar este texto
2. Divulgar a outras pessoas.

Pensamento final:
"Trabalha como se não precisasses do dinheiro, ama como se nunca tivesses sido magoado, e dança como danças, quando não há ninguém a ver-te."

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Maio, mês do coração

PRISIONEIROS DO MEDO

Nos últimos dez anos a incidência da Síndrome do Pânico aumentou, tornando-se frequente nos consultórios dos especialistas

Suor, tremores, coração a bater forte, falta de ar, tonturas, desmaio. Você ou alguém ao seu lado, de repente, pode sentir uma estranha sensação de ansiedade, calafrios ou ondas de calor, impressão de perder o controle. Tudo isto, sem o menor motivo aparente ou, pelo menos, sem estímulo compatível com a intensidade da crise. A pessoa que convive com estas experiências desagradáveis e intensas sem saber o que as desencadeou, podem estar com Síndrome do Pânico, também conhecida como Transtorno do Pânico (T.P.).

Definição

O nome “pânico”, adaptado do grego panikon, deriva do Deus Pã, que tinha chifres e pés de bode. Rejeitado por sua feiúra, Pã era a divindade que causava terror entre camponeses e pastores com sua aparição inesperada. Daí a palavra “pânico” denotar medo violento e repentino.

A psiquiatra e especialista em distúrbios de ansiedade, Zenaide Regueira, confirma que T.P. é um distúrbio emocional: “A Síndrome do Pânico é um transtorno de ansiedade em acometimentos do estado emocional. Eu diria, ainda, que é um descomando do corpo e da mente. Sensação desproporcional de medo sem nenhum referencial lógico”.

Características

As características da Síndrome do Pânico são crises de ansiedade agudas. Assinalam-se pela inesperada e frequente sensação de terror e inquietação seguida de sinais somáticos, como falta de ar e palpitações. Sinais semelhantes aos que ocorrem quando a pessoa faz um grande esforço físico ou quando corre perigo de vida.

Com a primeira crise, aparece um novo sintoma: o medo de sentir medo. A sensação faz com que a pessoa saia rápido do lugar onde se encontra (agorafobia) e evite voltar a lugares onde aconteceu a primeira experiência. Até então, tudo se enquadra numa resposta normal, pois é apenas mecanismo de defesa, alerta para um possível perigo. Mas, quando essa sensação de medo persiste, segundo os médicos, o quadro caracteriza-se como Síndrome do Pânico. As crises ocorrem sem nenhum motivo desencadeador e com frequência de uma vez por semana, em média.

A pessoa com o distúrbio desenvolve fobias de dirigir, fazer compras em lojas lotadas ou de entrar em elevador, por exemplo. O portador da Síndrome desenvolve o medo de ficar sozinho em lugares públicos. Isto se torna um tormento. “As alterações mexem tanto com a personalidade que deixam as pessoas incapacitadas de acções normais, porque aparecem sintomas somáticos e perda de raciocínio”, esclarece Zenaide Regueira.

A ansiedade e o medo podem chegar em níveis tão elevados que o indivíduo com T.P. torna-se incapaz de sair de casa. Os sintomas podem desaparecer após algumas crises, mas a pessoa continua com medos que sabe serem ilógicos, como viajar, ir ao cinema , dormir e até alimentar-se. A partir da primeira crise, o medo de vir a ter outra, acelera o processo.

O economista A. L., 25 anos, teve o Transtorno aos 14 anos. Depois de fazer um ano de terapia, curou-se e, hoje, lembra como a experiência foi desagradável: “Comecei a ter problemas para dormir e sempre acordava assustado. Passei a ter medo de dormir e, quando conseguia, só às cinco horas da manhã. Não conseguia viajar, sentia angústia no carro , ficava com falta de ar. Achava que meu coração pararia e iria morrer. Quando chegava a noite, começava a tremer. Tinha medo de sentir tudo o que senti na noite anterior. Não sei o que desencadeou isso. Sempre fui uma pessoa sociável, fazia natação, futebol, tudo. Eu realmente, não sei”, recorda.

Mecanismo bioquímico

Os neurotransmissores, substâncias produzidas no cérebro, são responsáveis pela comunicação que ocorre entre os neurónios (células do sistema nervoso). A comunicação emite mensagens que determinam a execução de actividades físicas e mentais do corpo humano como andar, memorizar, falar, etc. Se a produção desses neurotransmissores estiver em desequilíbrio, o cérebro transmite informações e comandos incorrectos. É o que acontece numa crise de pânico.

A informação defeituosa alerta o organismo para o perigo que, na verdade, não existe. No Transtorno do Pânico, os neurotransmissores que se desequilibram são a serotonina e a noradrenalina.

Estatísticas

Indivíduos que sofrem deste mal, passam por diversos médicos e, muitas, nada é diagnosticado. Isso aumenta a insegurança e impressão de que não existe tratamento para a patologia, o que provoca estafa, nervosismo, stress e fraqueza emocional.

A incidência do quadro clínico aumentou nos últimos dez anos. A razão ainda é desconhecida, embora alguns especialistas achem que se associa ao aumento do stress patológico nos dias actuais. Acontecimentos desagradáveis contribuem de forma significativa para o desencadeamento do T.P., tais como problemas profissionais, morte, desemprego, etc.

Algumas pessoas são mais predispostas ao problema que outras. Em algumas famílias, o Transtorno do Pânico ocorre com mais frequência e se considera a hipótese da participação do factor hereditário. Muitos dos que sofrem com o mal não possuem antecedentes familiares.

A Síndrome do Pânico ocorre duas vezes mais em mulheres que em homens, a maioria entre 18 e 40 anos, com personalidades parecidas. São pessoas produtivas no trabalho e que carregam excessos de afazeres. Indivíduos que não aceitam errar, nem concordam com imprevistos, além de serem bastante exigentes consigo mesmos. Criatividade e perfeccionismo estão incluídos como perfil de personalidade em comum. No ponto negativo, são orgulhosos e irritam -se facilmente. Tudo isso facilita a predisposição para situações de stress agudo. Aumenta-se a actividade de algumas regiões do cérebro, provoca desequilíbrio bioquímico e desencadeia a Síndrome do Pânico.

Alguns medicamentos, usados em dietas (anfetaminas) ou drogas (cocaína, maconha, crack, êxtase) podem aumentar a actividade do cérebro e, consequentemente, o medo.

As crises de pânico não tratadas, tornam-se fobias que limitam a liberdade, fazem a pessoa enclausurar-se durante anos, muda toda a rotina

familiar. O distúrbio tem grande impacto no quotidiano, e é fundamental um tratamento eficaz.

Tratamento

Existe um grande número de tratamentos para o Transtorno do Pânico. Deve-se estabelecer o equilíbrio bioquímico cerebral com medicamentos que não produzam dependência física no paciente. É importante, também, preparar o paciente para enfrentar seus limites sem o stress habitual.

A base do tratamento é com anti-depressivos. Caso haja necessidade, o médico recomenda o auxílio de ansiolíticos, para alívio da ansiedade. A medicação pode ser utilizada para aliviar os sintomas, não altera os factores desencadeadores do problema.

A Síndrome do Pânico é uma das causas mais frequentes de procura a psiquiatras e psicoterapeutas. O especialista auxilia o paciente a desenvolver autocontrole e faz que entre em contacto com seus sentimentos de maneira mais fácil. O objectivo geral do tratamento é solidificar a autoconfiança de quem sofre com o mal. O mais difícil é convencer o paciente que o problema é emocional e que tem tratamento. Isso acontece porque muita gente sente vergonha do problema psicológico, por isso, dificilmente, o admite e até deseja que a doença seja física.

Foi o que aconteceu com o estudante de jornalismo D. C., 25 anos. Há um ano e meio ele teve uma crise que, até então, não sabia do que se tratava. Ao descobrir que estava com Síndrome do Pânico, ficou receoso de contar para os familiares. “Tentei disfarçar. Fiquei com vergonha de contar para minha mãe que estava com a Síndrome do Pânico. Achava que ela e meus amigos não compreenderiam e me achariam louco. Na tentativa de enganá-los, dizia que tinha problemas cardiológicos”. Com a ajuda do tratamento psicoterapêutico (à base de antidepressivo e ansiolítico), o problema do estudante não se agravou. Ele está a fazer terapia há um ano e sente que melhorou o relacionamento com as pessoas. “Encaro a sociedade de frente. Não tenho vergonha do que sinto e acho que estou quase bom. Uma vez por outra é que fico deprimido”.

C u r a

A melhora da doença deve-se ao engajamento do paciente no tratamento. É primordial à pessoa que sofre de Síndrome do Pânico entenda as particularidades e faça uma “aliança” com seu médico. Juntos poderão superar as possíveis dificuldades em busca de um equilíbrio. Zenaide Regueira diz que conhecer a causa é fundamental para o tratamento: “Ao entender a razão do sofrimento, o paciente remonta sua vida e faz com que as sensações deixem de causar ansiedade”.

Embora terapias e medicamentos reduzam a ansiedade e tratem a depressão, compreensão e apoio de familiares e amigos são uma das melhores formas de superar o Transtorno do Pânico. “Infelizmente, é comum que as perturbações psíquicas sejam interpretadas como fraqueza. É preciso que haja uma conscientização da sociedade de que o T.P. não é loucura, e de que todos sofremos com o sentimento do medo, em maiores ou menores proporções. E mesmo quando o medo se torna pânico, é necessário conviver e respeitar as limitações. Assim, aos poucos, a vida volta ao normal”, declara a médica.

Ortorexia: Obsessão por alimentos saudáveis!

A ortorexia é um distúrbio alimentar ainda pouco conhecido.

A doença caracteriza-se por uma preocupação exagerada com o tipo de alimentos consumidos. Os ortoréticos acreditam que apenas as comidas saudáveis – vegetais, cereais, ausência de carnes ou enlatados – fazem bem ao organismo.
Embora já estejam comprovados os benefícios deste tipo de alimentos, os ortoréticos acabam por prejudicar a sua própria saúde por levarem a rigidez alimentar ao extremo.
Perdendo parte do seu dia com esta preocupação o ortorético não mede esforços para comprar seus alimentos: percorre longas distâncias e paga valores muito superiores ao dos alimentos comuns.
Além disto, estes indivíduos se recusam a comer na casa de amigos e parentes por não saberem o que será servido. Quando deixam de cumprir com seus objectivos, são tomados por grande sentimento de culpa e em seguida tornam-se ainda mais radicais, o que aponta o carácter doentio de seu comportamento.
Alguns estudiosos do assunto acreditam que a ortorexia possa ser um desdobramento da anorexia.
A ortorexia pode acarretar graves prejuízos à saúde, caso não se substituam os alimentos que evita consumir por outros que lhe ofereçam o mesmo complemento nutricional (anemia, carência vitamínica…).
Mas este distúrbio não acarreta apenas danos físicos. No campo social acaba por desencadear um certo isolamento social.A alimentação saudável e natural é muito útil à saúde. Mas quando esta forma de alimentação torna-se uma obsessão, pode gerar prejuízos físicos e psíquicos.

Soja-Uma Planta Milenar

A soja é uma leguminosa de origem asiático conhecida há mais de 5000 anos, constituindo até aos nossos dias a maior fonte de proteínas da dieta dos povos orientais. Apesar de se ter espalhado por toda a Ásia e de ter começado a ser usada na alimentação humana há cerca de 3000 anos, a soja só chegou à Europa no século XVIII, e só no século XX começou a ser cultivada para fins comerciais pelos EUA, onde é hoje a principal fonte de matéria-prima para a extracção de óleo vegetal comestível.
Contudo, apenas nos últimos 30 anos a soja assumiu o seu lugar como substituto viável e definitivo dos derivados de amendoim, milho e algodão (enquanto alternativas à gordura animal), do leite de origem animal ou mesmo dos sumos de frutas, farinhas e complementos alimentares.
Actualmente podemos encontrar a soja em grãos, em óleo, sob a forma de leite de soja líquido e em pó, farinha e proteína texturizada (granulado), etc.
Conscientes dos seus benefícios relativos, os consumidores do século XXI renderam-se à soja e seus derivados, cuja utilização actual vai das sopas industrializadas aos bombons, passando pelos gelados, iogurtes, hambúrgueres, pratos congelados, pães, massas e biscoitos.

Verão e Sopas Frias

As sopas frias já são apreciadas desde a Antiguidade, devido às suas propriedades hidratantes e anticépticas, isto porque tinham sempre, entre os seus ingredientes, alho, sal e vinagre de vinho.

Na Hispânia romana era muito usada uma sopa fria de amêndoas. Essa sopa era feita com amêndoas piladas no morteiro e adicionadas de alho, sal, azeite e pão. Era o precursor do "ajoblanco" ou gaspacho branco que ainda se consome muito em Andaluzia.
Umas das sopas frias mais famosas da cozinha espanhola são os Gaspachos, conhecidos no mundo inteiro.
A palavra gaspacho deriva do árabe (Ghabs): "pão molhado". Essas sopas frias originalmente eram compostas de verduras verdes (agrião, rúcula, alface, salsão, finocchio, etc.) moídas no pilão e adicionadas de água, azeite, sal, vinagre e arrefecidas com gelo das montanhas.
Foi unicamente após a descoberta da América que foi adicionado o tomate que dá hoje uma cor e sabor característicos.

Receita do Gaspacho Clássico:
- 1 dente de alho
- 2 a 3 colheres de azeite virgem
- 5 tomates em rodelas
- 1 cebola em rodelas
- 100 gr de pepino sem pele e em rodelas
- 2 fatias de pão
- 1 ½ colher de sopa de vinagre de vinho
- Sal e pimenta-do-reino
- 250 ml de água fria
- Cubos de gelo

Para servir adicione
- 1 tomate cortado em cubos
- 200 gr de pepino sem casca e picado
- 2 fatias de pão cortado levemente tostado e cortado em cubinhos
Coloque na trituradora o alho, tomate, cebola, pepino, pão, azeite, vinagre, sal, pimenta-do-reino e a água fria. Bata até fica homogénea.
No momento de servir adicione o tomate, o pepino e o pão em cubinhos assim como os cubos de gelo.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Retenção de Líquidos

Retenção de Líquido saiba como prevenir e como elimina-la.

A retenção de líquido tem um sintoma chamado inchaço se você anda se sentindo-se inchada, indisposta e tem observado aumento de peso pode ser que seu corpo esteja retendo líquidos.

Chamada retenção hídrica pode ocorrer por diversos factores, dentro os mais comuns:

Problemas hormonais ou emocionais, ingestão de alimentos com muito sódio, temperados exagerados e embutidos.

Isso que você viu acima provoca um cúmulo anormal de líquidos entre as células e que é eliminado pelo organismo, mas podemos dar uma ajuda ao organismo.

-Controle o sal nos alimentos; o sal contém sódio e essa substancia absorve muita água do organismo com o intuito de diluí-lo, o açúcar também tem muita glicose no sangue e retém líquidos.

-Diminua a retenção de líquidos com alimentos diuréticos, aqueles fazem ir ao banheiro muitas vezes, como frutas, verduras e legumes como : mamão, maçã,melancia, morango, agrião, abóbora, beterraba, cenoura, escarola, tomate, pepino e etc.

-Evite o comer e beber alimentos ricos em sais minerais como o refrigerantes que contém essa substância.

-Evite também comer embutidos como: linguiça, salsicha, mortadela, presunto.

-Beba bastante água e chás de ervas como sucos de frutas cítricas e não abuse dos condimentos e temperos.

As actividade física sempre ajuda já que eliminará líquidos e gorduras.

A retenção de líquido tem um sintoma chamado inchaço se você anda se sentindo-se inchada, indisposta e tem observado aumento de peso pode ser que seu corpo esteja retendo líquidos.

Chamada retenção hídrica pode ocorrer por diversos factores, dentro os mais comuns:

Problemas hormonais ou emocionais, ingestão de alimentos com muito sódio, temperados exagerados e embutidos.

Isso que você viu acima provoca um cúmulo anormal de líquidos entre as células e que é eliminado pelo organismo, mas podemos dar uma ajuda ao organismo.

-Controle o sal nos alimentos; o sal contém sódio e essa substancia absorve muita água do organismo com o intuito de diluí-lo, o açúcar também tem muita glicose no sangue e retém líquidos.

-Diminua a retenção de líquidos com alimentos diuréticos, aqueles fazem ir ao banheiro muitas vezes, como frutas, verduras e legumes como : mamão, maçã,melancia, morango, agrião, abóbora, beterraba, cenoura, escarola, tomate, pepino e etc.

-Evite o comer e beber alimentos ricos em sais minerais como o refrigerantes que contém essa substância.

-Evite também comer embutidos como: linguiça, salsicha, mortadela, presunto.

-Beba bastante água e chás de ervas como sucos de frutas cítricas e não abuse dos condimentos e temperos.

A actividade física sempre ajuda já que eliminará líquidos e gorduras.